sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Agosto é o MÊS dos PAPAIS.

O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de Junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, o então presidente Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de Junho como Dia dos Pais.
No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de Agosto e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953. A comemoração foi importada dos EUA pelo publicitário Sylvio Bhering e teve sua data alterada de Julho para Agosto por motivos comerciais.
Do latim pater, a palavra pai designava originalmente toda pessoa que dava origem a outro ser. O Direito Romano, base de nosso ordenamento civil, conferia ao pai o título de paterfamiliae, o cidadão romano chefe de família. Já definiam os romanos que “is est pater quem justae nuptiae demonstrant” (o pai legítimo é aquele que o matrimônio como tal indica). E nesta condição, todos os seus descendentes a ele se vinculavam sem poder de oposição, onde se incluía a própria esposa.
Da mesma raiz latina encontramos a palavra paternitas, mostrando a qualidade ou o fato de ser pai, designando o liame jurídico que une pai e filho.

Em sentido jurídico, pai é o ascendente masculino de primeiro grau. Eis, portanto, a definição legal. Mas a palavra pai não se limita a letra da Lei e surge de formas variadas em nosso dia a dia. Pai significa amor, ternura e carinho.
 E é com tudo isso que DESEJO todos os PAIS DO Mundo ....... UM FELIZ DIA DOS PAIS
  EM ESPECIAL , meu pai ,meu HERÓI  , MEU alicerce, meu tudo , o MEU QUERIDO AMIGO
 Cosme Moreira Formiga  que me da orgulho ter um Pai assim , generoso , professor , cúmplice... que dar seu Suor... o seu Melhor pra nos FILHOS construi um futuro DIGNO . Quero dizer hoje e sempre EU TE AMO meu querido pai  e com todo respeito que lhe tenho quero poder um dia retribuir tudo o que o senhor hoje faz por mim , muito obrigado..
Aqui te dedico essas meras Palavras!!
             Pai, senta aqui que o jantar tá na mesa, fala um pouco tua voz tá tão presa
              Nos ensine esse jogo da vida, onde a vida só paga pra ver

               Pai, me perdoa essa insegurança, é que eu não sou mais aquela criança              Que um dia morrendo de medo, nos teus braços você fez segredo            Nos teus passos você foi mais eu             Pai, eu cresci e não houve outro jeito, quero só recostar no teu peito           Pra pedir pra você ir lá em casa e brincar de vovô com meu filho         No tapete da sala de estar         Pai, você foi meu herói meu bandido, hoje é mais muito mais que um amigo         Nem você nem ninguém tá sozinho, você faz parte desse caminho

       Que hoje eu sigo em paz.
 
[ Fábio Júnior , Pai]


Nenhum comentário:

Postar um comentário